Trabalhando sempre no sentido de dar aos nossos leitores, publicações didáticas de elevado padrão, com designs modernos e inovadores, apresentamos ao público a décima edição do Catálogo Bentes de Moedas do Brasil.
NOVO SISTEMA DE NUMERAÇÃO
A partir da publicação do Corpus Nummorum Brasiliensis, o nosso Catálogo de Moedas passa a contar com numeração única, inalterável, composta de três cifras como a seguir:
Tipo: Numeração fixa, invariável. Caso surja uma moeda nova (novo tipo), desconhecida do universo numismático (evento raro), ela será inserida em um anexo, ao final do capítulo dedicado ao soberano.
Nova data: No caso de uma nova data, jamais vista (apesar de improvável, pode acontecer), ela será colocada ao final, sem prejuízo da numeração sequencial.
Variante: Caso surja uma nova variante, esta será inserida normalmente na sequência, sem prejuízo da numeração que permanecerá inalterada.
VANTAGENS DO NOVO SISTEMA
Identifica-se, imediatamente, o total de datas por tipo. No exemplo a seguir, basta verificar a última variante 420.03.04. Como a numeração central [03] diz respeito à data, verifica-se, sem qualquer dificuldade, que são em número de 3 [03]: 1824, 1825 e 1826.
O sistema é essencialmente númérico, possibilitando a criação de códigos de barras "limpos", que servem a identificar o exemplar, rapidamente, ao interno do nosso data base.
Comentarii